A Pirâmide de Maslow também é conhecida como a pirâmide das necessidades humanas. Através dela os seres humanos são categorizados de acordo com a sua idade, estado emocional, condição financeira, mental ou espiritual.

Este conceito foi criado por Abraham Maslow. Cientista e psicólogo norte-americano que procurava uma melhor forma de separar as diferentes necessidades que os seres humanos têm.

O conceito da pirâmide de Maslow tem aplicações em diferentes áreas como na medicina, marketing, recursos humanos e, é claro, na psicologia, se tornando uma ferramenta fundamental para o autoconhecimento. Ela é utilizada sempre com o foco de entender as motivações e desejos dos indivíduos.

Com ela é possível interpretar, e até mesmo justificar, o comportamento humano. Dependendo de nosso estágio dentro da pirâmide nos tornamos reféns de determinados comportamentos. Aqui neste post, mostrarei cada etapa e explicar como cada uma delas pode nos afetar.

Como você pode ver, a pirâmide possui cinco degraus. O mais básico dele, a Fisiologia, seguido pela Segurança, Relacionamentos, Estima e Realização Pessoal.

A Fisiologia

Trata das necessidades fisiológicas, aqueles desejos mais básicos e urgentes que precisamos saciar para manter nosso corpo saudável e garantir a sobrevivência.

Processos de respiração, sono de qualidade, uma boa digestão, saciedade de fome, sede, sexo e disponibilidade de um abrigo que forneça proteção mínima estão neste degrau da pirâmide.

Caso algum destes pontos não esteja resolvido, não é possível avançar para o próximo degrau. Por exemplo alguém que tem insônia e não consegue dormir, não terá durante um dia, um bom desempenho no trabalho e nem mesmo conseguirá se preocupar com questões financeiras.

Quando olhamos diretamente para o comportamento de uma pessoa que está neste estágio ficam duas reflexões: Primeiro que todos nós já estivemos alguma vez nessa parte da pirâmide, quando somos bebês, somos pura ‘fisiologia’. Se sentimos, fome, sono, um desconforto qualquer, nós choramos até termos a necessidade suprida. Segundo que, quando já adultos, caso estejamos em situação de extrema pobreza, por exemplo, passando fome, isso pode vir a levar a roubos e violência. Já que a prioridade desse ser humano é de se manter VIVO! 

Se você quiser, pode até imaginar um universo onde todos nós vivamos em modo de ‘sobrevivência’ com apenas o instinto nos guiando, é só assistir qualquer filme de suspense ou terror onde haja o fim do mundo, zumbis ou desastres naturais que você facilmente verá humanos agindo com foco em subir o degrau da Fisiologia.

Imagem do Filme O Nevoeiro de Stephen King.

Então quando falamos de uma vida em sociedade, o ideal é que todas as pessoas inseridas aqui estejam com as necessidades básicas supridas. Neste degrau não há possibilidade de se olhar para o andar de cima antes de suas necessidades serem supridas.

Para saber mais, tenho um vídeo no youtube onde falo com mais detalhes sobre a base da pirâmide:


Segurança

No segundo estágio o que se busca é a estabilidade. É estar em uma posição confortável com relação a sua saúde, onde só seria preciso mantê-la bem, ter um emprego estável que proporciona renda garantida, um abrigo seguro para proteger a família, segurança de propriedade para proteção dos bens materiais.

Este é um estágio onde grande parte das pessoas se encontra. Aquelas que não querem perder o emprego, as que buscam comprar um imóvel, as que focam em manter a saúde em dia. 

Falando de comportamento, quem está neste degrau da pirâmide acaba tendo um olhar muito voltado para o lado financeiro, pois é ele que pode proporcionar essa segurança maior para si e toda a família do indivíduo. Geralmente nesse momento se trabalha muito, sem grandes preocupações com objetivos futuros pessoais ou até mesmo com o sucesso do outro. 

É muito comum que as pessoas estejam neste degrau já olhando para o próximo. A linha entre esses dois estágios é bem permeável.

Também tenho um vídeo no meu canal do youtube onde destaco mais sobre esse nível da pirâmide:

Relacionamentos

As necessidades de amor e relacionamento estão intimamente relacionadas com o senso de pertencimento e intimidade. Considerados por Maslow e outros estudiosos como fatores essenciais para o sentimento de felicidade humana. 

O bom relacionamento interpessoal em sociedade é importante também para a motivação. São esses pares que têm a habilidade, às vezes até mesmo involuntária, de nos puxar para cima, gerando o desejo de evolução. Aqui falamos de:

Amizade, família, relacionamento amoroso, intimidade sexual (que é diferente do desejo sexual que vimos na Fisiologia), pertencimento a grupos (escola, hobbies, igrejas, esportes,…).

Estima

Quando falamos da necessidade de estima, o penúltimo estágio da pirâmide de Maslow, falamos além de apenas assegurar relacionamentos, mas sim de reconhecer suas potencialidades. É ter o reconhecimento externo e interno de seu valor e de seu impacto. 

Aqui falamos de autoestima, confiança, conquistas, realizações, respeito dos outros e respeito aos outros.

Lembrando que aqui tratamos de aceitação, você pode ter um bom relacionamento mas não ter grandes amigos ou um relacionamento amoroso, porém, se tiver ao seu redor pessoas que o respeitam, admiram profunda e mutuamente e onde haja troca, este degrau estará resolvido.

Confira o vídeo exclusivo sobre esse tema tão repleto de amor.

Realização Pessoal

O último estágio é o mais complexo para o ser humano. Porém, essencial para que se alcance em plenitude a verdadeira realização pessoal. Para que se sinta feliz por completo. Aqui se busca deixar um impacto positivo no mundo em que se vive.

Para chegar aqui é necessária muita dedicação, por isso, só é possível caso toda a base de sua pirâmide, os degraus da Fisiologia, Segurança, Relacionamentos e Estima estiverem de acordo e fortes. É uma jornada dura, difícil e muito longa, porém, se há algo que vale a pena nessa vida é a busca pela felicidade enquanto se aproveita cada passo da jornada.


Você pode ver toda a minha série no Youtube sobre a Pirâmide de Maslow. E se quiser acompanhar a minha jornada ou busca acompanhamento para a sua, pode me seguir nas redes sociais que estou 100% aberta para conversar com você!

Acompanhe em:

Instagram: @beyourbetter

Facebook: @beyourbetter

YouTube: BeYourBetter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *