Mãe é quem dá colo e carinho. Ela nos protege dos perigos do mundo até que nos tornemos autossuficientes. Sorri quando acertamos e repreende após um erro. A importância do amor de mãe na formação da personalidade de seus filhos é gigantesca, e pode influir tanto de maneira positiva quanto negativa. Entenda quais são os principais impactos nesse artigo:

A escolha dos caminhos

Na adolescência começamos a fazer as primeiras reflexões mais complexas sobre o mundo à nossa volta, mas e antes disso? Crianças costumam aprender, principalmente, através da repetição. Portanto, durante o período da infância, um conceito sobre aspectos gerais do mundo é formado a partir dos ideais e valores dos pais.

Já falei anteriormente aqui do quão importante é o relacionamento entre pai e filha para os relacionamentos das mulheres. Agora imagine a importância da mãe que, normalmente, tem um contato mais direto conosco desde bebês. A mãe é quem indica o caminho certo a seguir. A falta dessa imagem edificadora pode causar problemas como o de autoestima baixa, além de agressividade ou submissão em relacionamentos.

Definição dos limites

Aqui não falo apenas de questões morais, mas no geral. A importância da mãe nesse caso está em mostrar até onde podemos andar antes de cair. É claro que existe a possibilidade de aprender com os tombos (que é o que acontece normalmente), mas o direcionamento da mãe serve como um “manual de instruções”, mesmo que não o sigamos de primeira.

Existe outra visão sobre os limites impostos pelas mães, agora no quesito confiança. Se desde a infância a criança não tem os incentivos maternos sobre seguir o que gosta e acredita, o resultado pode não ser muito bom. Será criada a partir daí uma definição para suas limitações que não condiz com a realidade.

Apesar da importância do amor de mãe, devemos trilhar nosso caminho

A primeira consequência da negligência ou rigidez materna excessiva gera impactos negativos, mas nenhum deles é irreversível. Não podemos deixar que sentimentos e influências ruins nos definam e, para combater isso, é necessário um trabalho constante de autoamor e conscientização de autossuficiência.

Quer saber como curar a sua vida e livrar-se de tudo que te limita internamente? Então confira esse post.

Não quebre o ciclo – Se esse post te ajudou de alguma forma, compartilhe com o máximo de pessoas possíveis e não deixe esse ciclo acabar!

Desperte a sua criança interior – Saiba mais no nosso próximo workshop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *